CI

RS terá chuva forte, ventos de 100 km/h e risco de granizo

Dois alertas de perigo foram emitidos para o estado



Foto: Inmet

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio Grande do Sul enfrenta um cenário climático preocupante nesta quarta-feira (2). Dois alertas de perigo foram emitidos para o estado, indicando o risco de chuvas intensas, tempestades e fortes rajadas de vento.

O primeiro aviso, válido entre 9h30 e 15h, prevê acumulados de chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia. O volume expressivo pode causar alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios, especialmente em áreas mais vulneráveis. Já o segundo alerta, em vigor das 11h até as 22h, indica a possibilidade de tempestades com queda de granizo, ventos intensos de até 100 km/h e impactos como danos em plantações, queda de árvores e cortes no fornecimento de energia elétrica.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

A instabilidade climática é consequência da passagem de uma nova frente fria, que avança pelo estado e deve atingir, com maior intensidade, a Metade Norte do RS. A chuva começa na Fronteira Sul durante a manhã e se espalha pelo restante do estado ao longo do dia, podendo vir acompanhada de raios e ventos fortes, especialmente nas regiões Leste e Sul.

Na quinta-feira (3), a instabilidade persiste, ainda que com menor intensidade, mantendo a previsão de pancadas de chuva. Já a partir de sexta-feira (4), uma forte massa de ar polar avança sobre o território gaúcho, provocando um declínio acentuado nas temperaturas. O frio será mais intenso na Metade Sul e Oeste, onde as mínimas podem ficar abaixo dos 10°C, enquanto as máximas devem permanecer abaixo dos 20°C em várias localidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.